sexta-feira, 20 de maio de 2011

Com bilhetes à borla: «Irlandeses vão torcer pelo Braga»



O Sporting de Braga poderá equilibrar forças na final da Liga Europa. Os adeptos do F.C. Porto estarão em maioria mas os arsenalistas contam com a simpatia dos irlandeses. A explicação é simples: todos gostam das histórias em que o mais pequeno vence o grande.

Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, lembrou isso mesmo em conferência de imprensa: «Ainda não apalpei o pulso aos portugueses, mas acho que motivamos o carinho especial de muita gente. E quando assistimos aos filmes, quando somos crianças, esperamos sempre que o pequeno derrube o grande».

Dominic Foley, que jogou na equipa minhota, e Mike Walsh, antigo avançado do F.C. Porto, garantem ao Maisfutebol que os irlandeses estarão a torcer pelos arsenalistas. «O Braga é o underdog, o menos favorito. Por isso, tenho a certeza que todos os irlandeses irão torcer pelo Braga», explica Foley.

Mike Walsh, ex-internacional irlandês, espera uma vitória do seu antigo clube, o F.C. Porto, mas também admite que a simpatia local irá pender para a equipa de Domingos Paciência. Curiosamente, o Sp. Braga eliminou duas equipas que têm milhares de adeptos em Dublin: o Liverpool e o Celtic. «Ao menos podemos dizer que o Liverpool perdeu com o vencedor da Liga Europa», sintetiza Dominic Foley.

À borla de vermelho

Para reforçar esta ideia, a própria Associação de Futebol da Irlanda está a tentar compor a Arena de Dublin com adeptos que puxem pelos minhotos. Como é sabido, o Sp. Braga requisitou apenas 3.700 bilhetes dos 12.500 que lhe estavam reservados.

O F.C. Porto aumentou a fasquia, mas surgem naturais temores de uma casa por preencher em Dublin. Antonio Mantero, luso-irlandês que treina miúdos na capital irlandesa, garante ao Maisfutebol que muitos ingressos foram oferecidos ao longo das últimas semanas.

«Olhe, eu treino os miúdos do Lourdes Celtic e há umas semanas recebemos 100 bilhetes para distribuir pelos miúdos. A UEFA e a FAI (Associação de Futebol da Irlanda) estão a oferecer os bilhetes que não foram pedidos pelo Braga para colocar os jovens irlandeses no estádio. Fala-se em 2.500 bilhetes oferecidos», revela.

O treinador luso-irlandês promete reforçar o lote de adeptos do Sp. Braga. «Estou em contacto com a FAI e a proposta passa por enviar os bilhetes que sobrem para os clubes irlandeses. Isso permitirá que os jogadores das camadas jovens assistam à final. Vou tentar criar uma onda vermelha no estádio, para equilibrar forças», conclui Antonio Mantero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário