sexta-feira, 20 de maio de 2011

Foley, o irlandês do Braga: «Estive no início de tudo»



Dominic Foley terá sido o único irlandês da história do Sporting de Braga. Aliás, o país que recebe a final da Liga Europa teve poucos representantes no nosso futebol. Este foi um deles.

O avançado, actualmente a representar o Cercle Brugge (Bélgica), recorda a temporada 2003/04 com orgulho. Não jogou tanto como desejaria, marcando um golo em doze aparições, mas viu as bases deste Sp. Braga europeu.

«Penso que estive no início de tudo. Foi o primeiro ano de Jesualdo Ferreira em Braga e dizem que ele ajudou a este crescimento do clube. Para além disso, foi a época de estreia no novo estádio, onde o Sp. Braga passou a ter grandes conquistas na Europa», recorda o jogador, em entrevista ao Maisfutebol.

«Fiz apenas um golo»

Aos 34 anos, Foley completa a carreira no futebol belga, onde está desde 2005. Cresceu como jogador em Inglaterra, ainda passou pelo Bohemians da Irlanda depois da época em Braga e pretende pendurar as chuteiras na Bélgica.

«Sinceramente, a nível pessoal, a época em Braga foi desapontante. Acho que fiz apenas dois ou três jogos como titular. Dessa forma, é muito difícil para um avançado ganhar confiança e marcar golos. Fiz apenas um, na Amadora», lembra.

De qualquer forma, o jogador guarda boas recordações do Sporting de Braga: «Apesar de ter sido infeliz, fiquei ligado a esse clube, que estava a crescer. Terminámos numa boa posição do campeonato. Mesmo assim, foi uma grande surpresa ver o Braga chegar tão longe.»

As perguntas de Foley

Foley não resiste à curiosidade. Como se explica esta época de sonho? Pergunta abertamente ao Maisfutebol. Damos as respostas possíveis. Fala-se de António Salvador, de Jesualdo Ferreira, de Jorge Jesus, de Domingos Paciência, de Carlos Freitas e Fernando Couto.

No final, a promessa. O Sp. Braga terá um irlandês a torcer pela sua vitória na final da Liga Europa: «Estamos no play-off aqui na Bélgica e não vou poder ir lá. Mas estarei a ver o jogo pela TV, sem dúvida. O Cercle tem três jogadores do Sporting (Nuno Reis, Renato Neto e Owusu), jovens muito promissores, e estaremos todos a ver.»

«Por acaso, eu sou fã do Liverpool, como muitos irlandeses, e fiquei chocado quando o Sporting de Braga afastou a minha equipa. Mas, até por isso, vou estar a torcer por eles. Ao menos posso dizer que o Liverpool perdeu com o vencedor da Liga Europa», remata, entre sorrisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário