sexta-feira, 20 de maio de 2011

Rainha e Obama em Dublin: e ninguém pensa em futebol



E, se de repente, a rainha de Inglaterra e Barack Obama roubassem todo o protagonismo a F.C. Porto e Sp. Braga em Dublin? Não, não é qualquer efabulação ou mera hipótese. Na verdade, isto é a mais pura das realidades. A capital da República da Irlanda engalana-se para receber a partir do dia 17 de Maio (véspera da final da Liga Europa) os dois chefes-de-Estado. E quase ninguém pensa em futebol na cidade.

A rainha Isabel II, soberana do território do Reino Unido da Grã-Bretanha, prepara-se para visitar uma região muitas vezes esquecida por Londres. O último monarca britânico a visitar território irlandês foi o rei George V, precisamente há 100 anos. Depois disso, o sul da Irlanda tornou-se independente (1921) e as relações com a Casa Real foram-se deteriorando até níveis preocupantes.

«A visita da rainha é muito especial. Estão a ser tomadas grandes medidas de segurança», confirma ao Maisfutebol Duarte Ramalho Ortigão, embaixador português em Dublin. «É a primeira vez que a Rep. Irlanda recebe um soberano inglês após a independência. Sei que vai haver grandes restrições nas movimentações a carro e a pé. A final não vai ser afectada, mas os irlandeses estão a desvalorizá-la.»

Numa demonstração de boa vontade e abertura, a rainha Isabel II decidiu ser esta a altura ideal para quebrar o gelo entre Inglaterra e Rep. Irlanda. Viveram-se tempos conturbados desde a proclamação da independência de Dublin e em 1979 a própria família da rainha foi atingida em cheio pelo conflito, quando Lord Mountbatten, seu primo direito, foi assassinado pelo IRA (Exército Republicano Irlandês).

«A final vai passar um pouco ao lado. A presença da rainha está a motivar fortes medidas, pois alguns grupos independentistas ainda estão activos», confidencia ao nosso jornal o vice-presidente da Associação Portuguesa da Irlanda, Nuno das Neves. «Nem sequer vai ser a polícia a tomar conta das operações, mas sim as forças armadas. A rainha estará cá de 17 a 20 de Maio.»

Barack Obama também tem uma história a ligá-lo a Dublin. Alguns antepassados do presidente dos EUA viveram no século XVII numa vilazinha chamada Moneygall, a pouco mais de 100 kms da capital. Obama estará nos dias 22 e 23 de Maio no país, mas a euforia já tomou definitivamente conta dos irlandeses. Neste caso, sem a tensão inerente à presença da rainha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário