sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dublin: portugueses do Google estão eufóricos com a final



Os portugueses que trabalham na sede europeia do Google, gigante internacional de serviços online e software, estão eufóricos com a presença de F.C. Porto e Sp. Braga na final da Liga Europa. Duas suas janelas, têm vista privilegiada para a Arena de Dublin, palco do encontro.

O quartel-general da empresa, na Europa, fica a 500 metros do estádio e a 15/20 do hotel que recebe o Maisfutebol para esta final. Se procurar o Google no mapa, justificando este trocadilho, perceberá a oportunidade única para estes emigrantes lusos.

No interior da sede, cerca de 30 emigrantes portugueses manifestam o seu orgulho com bandeiras penduradas no tecto, acima das suas secretárias. A multinacional tem perto de dois mil funcionários em Dublin, oriundos de todos os quadrantes. Mas, ao longo dos últimos dias, Portugal brilhou com maior intensidade.

«Os portugueses estão completamente eufóricos com a presença de duas equipas portuguesas na final, e muitos dos nossos colegas sabem que o futebol Português é algo que é muito levado a sério... Normalmente os jogadores portugueses são conhecidos por praticamente toda a gente e dispensam apresentações», explica Pedro Dias, um dos representantes lusos no Google, em entrevista ao Maisfutebol.

«Irlandeses são fãs do futebol português»

O gigante de serviços e software promove a criatividade e inova na abordagem. Os funcionários têm gastronomia variada à sua disposição, ginásio, matraquilhos e todo o tipo de formas para aliviar o stress. Gratuitamente, claro.

«O Google é como um mundo em forma de empresa. Todos os dias interagimos com colegas de todos os cantos do planeta nos mais variados projectos e produtos. É uma empresa que não dorme, mesmo durante os fins-de-semana é possível por vezes encontrar pessoas online dentro do escritório, não porque sejam obrigados a ali estar, mas porque querem e porque se sentem motivados a fazê-lo», conta o algarvio Pedro Dias, que chegou à empresa em 2006.

Pedro, licenciado em Design Gráfico, não pretende ir ao estádio mas garante que os seus companheiros estarão lá, assim como muitos irlandeses: «Claro que há agitação com a visita (da Rainha de Inglaterra), mas não acredito que seja algo que tenha impacto no número de pessoas no estádio. Os Irlandeses são fãs do futebol português, principalmente pelas nossas vitórias frente à Inglaterra.»

Já agora, uns conselhos

A terminar, para não perdermos a oportunidade de ter uma opinião avalizada, pedimos a Pedro Dias para falar sobre o futuro da comunicação social portuguesa, como o Maisfutebol, na utilização dos meios on-line.

«Por esta altura, creio que já todos entendemos que a imprensa tradicional, dia após dia, tem tendência a decrescer. As pessoas cada vez mais procuram informação on-line e actualizada tanto no computador tradicional como no telefone que hoje em dia praticamente se transformou em algo imprescindível, e que praticamente vai substituir o computador portátil», antevê.

«Se considerarmos o número de portugueses que vive no estrangeiro que podemos atingir utilizando o meio on-line, é um ponto de partida para uma vantagem em termos de sucesso e visibilidade. No meu caso, toda a informação que recebo de Portugal vem através de meios online pois praticamente não tenho acesso aos meios tradicionais», remata um dos portugueses do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário