sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dublin: conheça o técnico que descobriu o futebol em Cascais



Antonio Mantero está radiante. Esta semana, pode assistir à reunião de três amores em Dublin, na final da Liga Europa. Ele adora o futebol, a República da Irlanda e Portugal. O treinador luso-irlandês explica-nos a sua história.

Em entrevista ao Maisfutebol, Mantero relata a infância nas praias de Cascais, onde descobriu o futebol no seu estado puro. Passou pelos escalões de formação do Estoril e até do Sporting, antes de rumar à República da Irlanda.

«Sou filho de pai português e mãe irlandesa. Vivi em Portugal de 1982 e 1990. Foi lá que descobri a paixão pelo jogo», começa por dizer. Actualmente, Antonio Mantero vive em Dublin e treina equipas jovens como o Lourdes Celtic.

Na sequência da crise que assolou a República da Irlanda, perdeu o emprego no ramo imobiliário. Com isso, passou a dedicar mais tempo ao futebol. O objectivo é claro: transmitir os princípios latinos a jovens habituados à abordagem pragmática do jogo.

«Lembro-me de jogar futebol na praia, em Cascais. Era puro prazer. Os jovens em Portugal aprendem a desfrutar do jogo, vão para um clube e melhoram sobretudo a parte técnica. Na Irlanda, só pensam em táctica, vertente física e vitória a todo o custo», explica.

«Grande oportunidade para os irlandeses»

Recentemente, Antonio Mantero contribuiu para a ida de treinadores da formação do Barcelona a Dublin. Nuno Pinheiro, ligado às camadas jovens do Sporting, também participou nessa iniciativa. O treinador luso-irlandês quer estreitar laços com a formação leonina.

«O Sporting tem uma das grandes escolas do futebol e estou a tentar um franchising. Quando comecei a treinar os miúdos aqui, não gostei de ver a postura dos outros treinadores, a gritar, a insultar, loucos pela vitória em jogos de pequenos», lamenta. Para desenvolver a sua ideia, projectou um site com um pedido simples: «Let the kids play».

A final da Liga Europa, entre F.C. Porto e Sp. Braga, pode contribuir para a mudança de mentalidades: «Aqui não há paixão. Esta é uma grande oportunidade para os irlandeses verem o futebol português. As pessoas ainda acham que a Liga portuguesa é um campeonato menor, mas com duas equipas na final da Liga Europa, são forçadas a reconsiderar.»

«Os irlandeses conhecem algo do F.C. Porto, mas bem menos do Sp. Braga. É uma pena a final coincidir com as vindas da Rainha de Inglaterra e do Obama a Dublin. Espero ver o estádio cheio, de qualquer forma. Se não, é mais uma oportunidade perdida para os irlandeses», remata Antonio Mantero, ao Maisfutebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário