sexta-feira, 20 de maio de 2011

Rainha chega a Dublin (www.tvi24.iol.pt)

É uma homenagem à Irlanda, marcando um momento histórico na relação entre os dois países. A rainha Isabel II aterrou ao início da tarde em Dublin e logo se fez notar com a sua roupa em tons verdes jade, os tradicionalmente ligados ao país que agora visita.

A confusão está instalada na capital e até parece que não vai realizar-se esta quarta-feira uma final da Liga Europa, que vai colocar frente-a-frente duas equipas portuguesas: F.C. Porto e Sp. Braga. Durante quatro dias, porém, os irlandeses vão entreter-se a ver a Rainha passar.

Para o efeito foi montado o mais apertado esquema de segurança da história da República da Irlanda. Em tempos de crise foi preciso investir cerca de 30 milhões de euros, encerrar ruas, condicionar o trânsito, chamar agentes da autoridade de todas as zonas do país e esperar que nada de mal aconteça.

Quanto a protestos, regista-se pelo menos um, no «Garden of Remembrance», local do centro da cidade que será visitado pela Rainha ainda durante esta terça-feira. Será a oportunidade para homenagear os que morreram pela liberdade da República da Irlanda contra a lei do Reino Unido.

Curioso é o facto da segurança para o jogo ser praticamente inexistente. Os adeptos também vão passando despercebidos e também assistem ao espectáculo. Misturam-se com os locais, que aguardam pela passagem da Rainha. O tempo ajuda, pois não chove.

De assinalar que à hora em que André Villas-Boas vai dar a conferência de imprensa, ao final da tarde de hoje, Isabel II estará na Universidade de Dublin (Trinity College). Pouco mais de um quilómetro os separará nessa altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário